4- ESTRUTURA E VOLUME DE ATIVIDADES CONTRATADAS Os indicadores a seguir demonstram o volume das atividades mensais de acordo com o número de leitos operacionais cadastrados pelo SUS, distribuídos nas seguintes áreas: 4.1 Internação Hospitalar A análise ocorre a partir da continuidade das atividades nos setores de internação: Especialidade Internação – Setembro/2024 Setor Leitos Operacionais Leitos Operacionaisdia Pacientesdia Permanência Média Taxa de Ocupação Clínica Geral 3 90 82 7 91% Leitos Integrais 12 360 157 8 44% Obstetrícia 35 1050 842 2 80% Pediatria Clínica 27 810 323 2,5 40% Total Mensal 77 2310 1404 2,5 61% Leitos Complementares Setor Leitos Operacionais Leitos Operacionaisdia Pacientesdia Permanência Média Taxa de Ocupação UTI Adulto – T II 4 120 56 5 47% UTI Obstétrica – T II 6 180 81 2 45% UTI Neonatal – T II 10 300 204 - 68% UCI Neonatal – T II 10 300 184 5 61% Total Mensal 30 900 525 - 58,3% Considerando o total de leitos de internamento mais leitos complementares, temos um total de 107 leitos operacionais. Nossa meta contratual é de 93 Leitos Operacionais. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 18/10/2024 Página 8 de 29 4.2 Saídas Hospitalares As saídas hospitalares indicam a estimativa de atividade mensal de forma a avaliar o giro de leitos e acompanhar a produtividade. Alguns fatores de interferência são avaliados diante dos resultados encontrados, como baixa demanda, complexidade da doença, fatores sociais, entre outros, segue abaixo: Estimativa de Atividade Mensal – Setembro/2024 Setor Óbito >24h Alta Transferência interna Transferência externa Evasão Total Saída Clínica Geral 2 9 237 0 0 11 Leitos Integrais 0 20 0 0 0 20 Clínica Cirúrgica - Adulto 0 0 0 0 0 0 Obstetrícia – Alojamento Conjunto 0 351 0 0 0 351 Pediatria Clínica 0 129 0 0 0 129 UTI Adulto Clínico 2 10 0 0 0 12 UTI Adulto Obstétrico 0 35 0 0 0 35 UTI Neonatal 3 1 21 1 0 26 UCI Neonatal 0 34 0 0 0 34 Total Mensal 5 543 237 1 0 545 Fonte: Boletim de Informação Diária - BID, setembro de 2024. Fonte: Serviço de Contas Médicas e Gerência Administrativa, setembro de 2024. 12 20 0 350 129 34 545 500 500 500 500 500 500 500 Clínica Geral Leitos Integrais Clínica Cirúrgica Obstetrícia Pediatria Clínica UCI Neonatal Total Saídas Hospitalares set/24 Saídas Hospitalares Meta Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 18/10/2024 Página 9 de 29 4.3 Atendimentos de Urgência e Emergência O atendimento de Urgência e Emergência é um serviço que garante a assistência a situações de risco de vida ou sofrimento intenso, com o objetivo de minimizar os efeitos e garantir a segurança do paciente. O serviço de Urgência e Emergência do Hospital João Murilo de Oliveira conta com as seguintes especialidades: Clínico Geral, Pediatria, Obstetrícia e Traumatologia. Nossa meta contratual é de 11.000 atendimentos/mês e 132.000 atendimentos/ano. Tendo o mês de setembro produzido um total de 12.252 atendimentos de urgência e emergência. Fonte: Serviço de Contas Médicas e Gerência Administrativa, setembro de 2024. 7570 2044 988 1650 12252 11000 11000 11000 11000 11000 Clínica Geral Pediatria Obstetrícia Traumatologia Total Serviços Urgência e Emergência set/24 Atendimentos de Urgência e Emergência Meta Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 18/10/2024 Página 10 de 29 4.4 Consultas Ambulatoriais O atendimento ambulatorial é um serviço utilizado para fins de diagnóstico e/ou terapia. O Hospital João Murilo de Oliveira tem capacidade de atender pacientes externos que necessitam de consulta ministrada por profissional de saúde, sendo dividido em consultas médicas e não-médicas, segue abaixo: Consultas Ambulatoriais Não - Médicas – Setembro/2024 Especialidade Atendimentos Fisioterapia 544 Enfermagem 25 Serviço Social 19 Psicologia 19 Nutrição Egresso 20 Fonoaudiologia 8 Total 635 O contrato de Gestão evidencia como meta a ser cumprida o quantitativo de 750 consultas médicas/mês, entretanto, no mês de setembro não houve cumprimento do quantitativo devido a diminuição das especialidades: Psiquiatria e Pediatria Clínica, ambos especialistas não estão ativos nas atividades laborais, tendo os mesmos contrato direto à Secretaria Estadual de Saúde, não havendo, até o momento, substituição dos mesmos. Consultas Ambulatoriais Médicas – Setembro/2024 Especialidade Atendimentos Clínico Geral 26 Cirurgião 104 Obstetrícia 77 Mastologista 39 Pediatria Egresso UTI Neonatal 14 Ortopedia 244 Urologia 48 Total 552 Fonte: Serviço de Contas Médicas e Gerência Administrativa, setembro de 2024. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 18/10/2024 Página 11 de 29 4.5 Cirurgias Eletivas e de Urgência/Emergência As cirurgias eletivas são marcadas e avaliadas de acordo com a necessidade dos pacientes, no Hospital João Murilo de Oliveira elas são classificadas de acordo com tipos de cirurgia. Cirurgias Eletivas e de Urgência e Emergência – Setembro/2024 Especialidade Atendimentos Parto cesárea 19 Parto cesárea de alto risco 115 Curetagem 13 Esterilização 0 Cirurgias clínica médica 1 Cirurgia Pediátrica 0 Total 148 Nossa meta contratual é de 110 cirurgias/mês. No mês de setembro foram realizadas 148 cirurgias conforme tabela acima. Fonte: Serviço de Contas Médicas e Gerência Administrativa, setembro de 2024. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 18/10/2024 Página 12 de 29 4.6 Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico - SADT O compilado dos exames laboratoriais e de imagem estão compilados abaixo conforme enviado no Boletim de Informação Diário – BID, estratificados por perfil adulto e pediátrico, tivemos um 21.246 total de exames realizados: Fonte: Boletim de Informação Diária - BID, setembro de 2024. O serviço de Hemodiálise é terceirizado e no mês de setembro foram realizadas 7 terapias dialíticas convencionais. O Boletim de Informação Diário é enviado diariamente para a Secretaria Estadual de Saúde e compilado do mês é reportado com as informações adicionais no relatório de Gestão e no SIMAS. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 18/10/2024 Página 13 de 29 5. VALORAÇÃO DA PARTE VARIÁVEL 5.1 Acolhimento com Classificação de Risco Fonte: Serviço de Contas Médicas e Boletim de Informação Diária - BID, setembro de 2024. Conforme item 4.3, os atendimentos médicos de urgência e emergência somam-se em 12.302, sendo classificados 12.141 pacientes. Segue abaixo de gráfico de acordo com protocolo de classificação interna. Fonte: Serviço de Contas Médicas e Boletim de Informação Diária - BID, setembro de 2024. 7580 2067 1591 76 988 12302 0 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000 CLINICA MEDICA PEDIATRIA TRAUMA CONSULTA + IMOBILIZAÇÃO OBSTETRICIA TOTAL Atendimentos Médicos de Urgência e Emergência Especialidades - Setembro 2024 6% 0% 17% 75% 2% Classificação de Risco - Urgência e Emergência set/24 VERMELHO LARANJA AMARELO VERDE AZUL Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 18/10/2024 Página 14 de 29 5.2 Indicador de Satisfação do Usuário O indicador de satisfação do usuário nos ajuda a mensurar o quanto o usuário do Sistema Único de Saúde nas suas execuções via Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e Hospital João Murilo de Oliveira, está satisfeito com o atendimento em saúde fornecido pela unidade executante, de forma a nos possibilitar a identificação das áreas de maior atenção para possibilitar melhorias que levam à entrega de experiências melhores aos usuários. No mês de setembro foram realizadas 365 pesquisas de satisfação do usuário. As fichas de pesquisa de satisfação ficam disponíveis nas recepções da unidade, onde, nesse mês de setembro, o fluxo de aplicação das pesquisas de satisfação foi alterado, havendo maior adesão dos usuários em comparação aos meses anteriores. O indicador se dá pela soma das avaliações, sendo uma pesquisa positiva o resultado igual ou superior a 24 pontos. Tivemos um total de 365 avaliações, sendo 349 avaliações positivas e 16 avaliações negativas (abaixo de 24 pontos), correspondendo assim a 96% de taxa de satisfação do usuário. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 18/10/2024 Página 15 de 29 5.3 Taxa de Resolução das Queixas Recebidas O indicador de resolução das queixas recebidas nos permite aferir a resolução das queixas trazidas pelos usuários. As queixas além de serem recebidas pelo Portal da Transparência, também são registradas internamente, visto que, as queixas são externadas pelos usuários em momento de acolhimento e atendimento. Ao total, foram 11 queixas apresentadas de forma formal registradas e direcionadas para gestores responsáveis. Das 11 queixas recebidas, 11 foram resolvidas, correspondendo assim a 100% de taxa de resolução de queixa recebida pelo usuário.